ANS reduz o valor do plano de saúde individual em 8,19%. A decisão foi tomada devido a baixa utilização no período da pandemia.
Na última quinta-feira (8), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu que, pela primeira vez, o plano de saúde individual será mais barato.
Dessa forma, agência aprovou essa queda do valor, por unanimidade em uma reunião aberta e virtual.
Vale lembrar que, esse reajuste não vale para os planos de saúde coletivos, por exemplo os empresariais e os coletivos por adesão. Onde os consumidores contratam o plano em grupo.
Dessa forma, a agência espera que após essa decisão aconteça uma queda nos contratos de planos de saúde, até abril de 2022.
Redução de gastos em atendimentos ambulatoriais
A ANS tomou esta decisão devido à redução em atendimentos e serviços pelos clientes no ano de 2020.
Saiba que, o custo final do plano de saúde sofre influência de fatores externos. Por exemplo, o aumento ou baixa da constância de uso do plano de saúde. Além da inclusão de novas tecnologias.
Além disso, o isolamento social causado pela Covid- 19 fez com que as pessoas ficassem mais dentro de casa. Com isso, houve uma queda na procura por atendimentos que não eram urgentes.
Assim, mesmo com o aumento das internações realizadas em consequência da pandemia, os planos baixaram seus gastos e outros setores. Como exemplo os procedimentos ambulatoriais simples.
Vantagem restrita com o novo valor do plano individual
A princípio, a ANS autoriza a aplicação do reajuste a partir da data de aniversário do contrato.
O valor reduzido vale só para os planos de saúde individual ou familiar médico. Porém, esse tipo de contratação diz respeito a 17% dos clientes totais do plano de saúde.
Então, os clientes devem ficar atentos quanto ao valor cobrado no pagamento do boleto dos planos. Além de observar se o reajuste foi aplicado.
Saiba mais
Para que você não fique com dúvidas, entre em contato com um de nossos corretores. Realize uma cotação online e encontre um plano de saúde com o melhor custo benefício para você!