A procrastinação influencia de forma negativa o seu dia a dia! Fique atento aos sinais!
Saiba que, procrastinar significa adiar intencionalmente o começo ou o fim de alguma coisa que você precisa fazer. Essa decisão é uma forma de evitar o estresse daquele momento, mas depois ele voltará em um nível mais alto.
Um dos principais fatores que leva alguém a procrastinar é a falta de recompensa em cima daquilo que precisa ser feito. Dessa forma, se os benefícios não forem visíveis, maior será a chance de você deixar para depois.
Saiba que as pessoas procrastinam desde muito tempo. Porém, tudo indica que desde a Revolução Industrial temos procrastinado cada vez mais. Embora consigam se sentir melhores no presente, os procrastinadores se estressam mais do que as outras pessoas, no futuro.
É verdade, todo mundo procrastina! Mas nem todo mundo é um procrastinador. Alguns dados indicam que cerca de 20% das pessoas são procrastinadores crônicos, ou seja, isso já se tornou uma doença. E essas pessoas sofrem grande perdas por procrastinarem nos estudos, no trabalho e nos relacionamentos.
Como uma pessoa procrastinadora se comporta?
– Não cumpre com as tarefas que precisam ser feitas;
– Deixa sempre para depois;
– Não consegue concluir nada que começa;
– Se sente culpada por não conseguir cumprir as coisas;
– Sente alívio por deixar uma tarefa para depois, mas logo se arrende;
Porque a procrastinação faz mal a sua saúde?
Pode te fazer mal se você entrar em um ciclo vicioso e não conseguir mais sair. Algumas pessoas sentem prazer em deixar para depois compromissos que são importantes. Porém, depois do acontecido vem o arrependimento por não ter conseguido fazer o que estava sendo pedido. Assim você pode vir a sentir culpa e mesmo assim continuar a procrastinar as suas tarefas.
Só que este comportamento interfere também na sua saúde mental, pois o estresse é maior quando você não é capaz de cumprir com suas obrigações.
Existe tratamento para a procrastinação?
Sim, existe! O tratamento deve ser feito com um psicólogo que irá fazer uma avaliação da sua rotina, seus comportamentos e o que te influencia a procrastinar. Os resultados obtidos através da psicoterapia são muito satisfatório e ao decorrer dos atendimentos o indivíduo vai adquirindo maior controle sobre suas ações e consegue deixar de prologar suas atividades.
Diante disso, é importante procurar ajuda quando se as coisas estiverem saindo do seu controle, para que você consiga lidar com a situação e reduza o seu hábito de procrastinar. Um plano de saúde pode te ajudar, sabe porque? Você tem direito a 40 sessões de terapia através dele e pode cuidar da sua saúde mental e física, tendo acesso a tratamentos com os melhores médicos do mercado.
Se você deseja procrastinar menos, preste atenção nas orientações abaixo:
- Tire da cabeça a ideia de que você precisa estar com vontade de fazer algo para só assim fazer. Não nos sentimos bem o tempo todo mas precisamos fazer as coisas do mesmo jeito.
- Você pode aprender a se importar menos com seus sentimentos na hora em que estiver fazendo uma tarefa. É claro que não vai ser tão divertido quanto a assistir a uma série, mas vai te ajudar a alcançar metas mais importantes a longo prazo.
- Se você tem uma tarefa complicada para fazer, tente dividi-la em partes menores e mais simples para que você dê conta. Você pode se dar um prêmio por cada conquista alcançada, como um descanso de alguns minutos.
- O seu ambiente de trabalho também é importante. Tente organizar as suas funções e aprenda a delegar atividades para outras pessoas.
Saiba mais:
Algumas coisas passarão despercebidas por você e pode ser que você não consiga lidar com tudo isso sozinho. Procure ajuda para tratar e mudar os seus comportamentos. Faça psicoterapia!