Ainda nos dias atuais a saúde mental é rodeada por tabus e preconceitos.
Ainda nos dias atuais alguns assuntos como a saúde mental, são rodeadas por tabus e preconceitos. Dessa forma, muitas pessoas ainda se sentem desconfortáveis ao procurar ajuda e informações para se cuidar da saúde mental da maneira correta.
Muita gente não sabe, mas as sobrecargas do dia a dia geram disfunções por todo o nosso corpo, logo o cuidado com a mente se torna tão importante quanto a realização de um Check-Up para prevenir enfermidades.
Infelizmente, o discurso de que “eu não preciso de terapia” ou “isso é frescura” ainda rodeia grande parte das pessoas, mas está completamente errado.
O avanço da medicina psicoterápica mostra a necessidade do tratamento por reduzir o sofrimento e estresse. Além de proporcionar autoconhecimento, auxiliando a ter uma relação mais saudável consigo mesmo e com outras pessoas ao seu redor.
A saúde mental é responsável pelos resultados daquilo que uma pessoa vive, com o desenvolvimento acelerado da sociedade, observa-se um aumento de doenças como ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, Burnout entre outros.
Dessa maneira, cuidar da sua saúde mental precisa ter a mesma importância que o cuidado com a saúde do corpo. Caso contrário, uma hora sua mente começa a causar sintomas em todo o organismo e o tratamento é ainda pior.
Entenda o que sua saúde mental pode causar
Normalmente, não paramos para pensar o quanto nosso organismo é interligado, se uma coisa está fora da normalidade o restante também será afetado.
Pensando nisso, se você não estiver bem mentalmente, pode sofrer com gastrite, problemas cardiológicos, queda e fraqueza dos fios de cabelo, insônia entre várias outras coisas.
Portanto, não esconda a necessidade de procurar ajuda. O autocuidado e a prevenção é a melhor escolha para seu bem-estar.
Existe um tratamento?
Bom, ao decorrer dos anos muitas formas de tratar a saúde mental foram sendo aprimoradas, evitar o estresse do dia a dia, manter uma boa alimentação. Enfim, tudo que remeta ao equilíbrio é bem-vindo.
Porém, além desses pequenos detalhes da rotina é recomendado que todos façam terapia, consultas com psicólogos são essenciais para que o seu bem-estar seja realmente tratado da melhor forma.