De acordo com dados da imprensa da brasileira, o país registrou, no último dia 19 de novembro, 29.102 novos casos de covid-19. Sendo assim, a média móvel ficou em 11.525 casos, a maior em dois meses.
No cenário internacional, uma nova onda da doença já causa um alvoroço na Europa, na China e nos Estados Unidos, durante o mês de novembro, com um aumento similar ao que está acontecendo aqui no Brasil. Essa nova onda veio com duas novas subvariantes da ômicron, a BQ.1 e a XXB.
Por alívio, não há indícios de que a BQ.1 (a que mais circula) e nem as outras variantes da ômicron, sejam mais letais que a variação mais antiga do vírus. Assim, os sintomas também são os mesmos: dor de garganta, febre, tosse, dor de cabeça, cansaço, perda de olfato e paladar.
Contudo, é necessário reforçar o cuidado contra as Fake News espalhadas em relação a esta nova onda e sobre as novas variantes. Desse modo, confira esse post do Estadão sobre médico que divulga informações falsas.
Diante deste novo cenário, o retorno das atividades, o fim do distanciamento físico, a liberação do uso de máscaras, todos esses são ambientes em que o vírus se propaga muito facilmente. Ainda mais variantes como a BQ.1 e a XXB, que já foram comprovadas como mutações do vírus com taxas altíssimas de transmissão.
Devido aos altos índices de transmissão, as chances de contrair o vírus são muito grandes, apesar dos sintomas não chegarem a ser letais. Especialmente, em relação à grande parcela da população que já tomou todas as doses necessárias das vacinas disponíveis no Brasil.
Além disso, especialistas também alertam para um fenômeno que chamam de “tripledemia”, pois a gripe suína e o vírus sincicial respiratório (VSR) voltaram a lotar hospitais em várias partes do continente americano, até mesmo no Brasil.
Sendo assim, é possível se proteger e evitar danos maiores nesse momento, desde que siga corretamente as medidas impostas a seguir.
Se você quer saber mais sobre as novas variantes, não deixe de conferir esse post da Cofen em que especialistas também esclarecem dúvidas sobre a doença em sua nova onda.
Para se proteger, existem 5 medidas fundamentais. Confira agora mesmo quais são elas:
Por fim, contrate um plano de saúde Simetria e saiba que terá o melhor atendimento aliado à melhor equipe de médicos especializados, sem filas, sem burocracia, com transparência e que será a melhor opção para você e sua família. Tudo isso, por um preço que cabe dentro do bolso.
Assim, caso você contraia uma das novas variantes, terá atendimento de qualidade.
Clique neste link e saiba mais.
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) já representam uma parte relevante da sociedade. Segundo dados levantados pelo…
A saúde da mulher é um tema que merece destaque em todas as fases da…
Ter um bom plano de saúde é essencial para garantir acesso a serviços médicos de…
Em um mundo onde a saúde é um bem cada vez mais precioso, virou uma…
A cada 38 minutos um homem morre de câncer de próstata no Brasil, o próximo…
Durante essa quarta-feira (21), foi sancionada a lei que obriga planos de saúde a cobrirem…