Muitas pessoas que estão pensando em contratar um plano de saúde focam apenas na melhora da qualidade de vida, mas esquecem de verificar algo priordial: a prestação de serviços.
Mesmo quando um contrato de plano de saúde é firmado e entra em vigência, ainda assim alguns serviços cobertos não ficam prontamente disponibilizados para uso do beneficiário.
Esse período ininterrupto é chamado de “carência”, famoso período onde é preciso esperar para ter acesso a consultas, exames e demais atendimentos hospitalares, que devem estar bem especificados dentro dos contratos.
Por isso, é fundamental estar ciente do que está previsto no seu acordo.
Deseja entender mais sobre o que é carência e como ela funciona em terminados tipos de serviços cobertos pelos planos?
Confira neste artigo tudo sobre as carências nos planos de saúde.
De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS): “Carência é o tempo que você deverá aguardar para poder ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento”.
Ela existe para assegurar legalmente todas as partes envolvidas no contrato. Todos os tipos de planos possuem carência: individual, familiar, coletivo e empresarial.
O que pode mudar é o tempo da espera, variando conforme caso e operadora. Quando há urgência e emergência, o serviço é disponibilizado dentro de 12h para Plano Ambulatorial e de 24h para Plano Ambulatorial + Hospitalar.
Nem todos os planos empresariais possuem carência. Mas, nos planos que atendem menos de 30 pessoas incluídas (chama-se “Vidas”), existe sim. Nesse caso, o plano empresarial é contratado por uma empresa, que repassará os serviços de saúde aos seus funcionários.
As legislações costumavam ser mais complexas quanto plano empresarial devido ao processo entre todas as partes envolvidas: empresa contratante, operadora e funcionários.
Prazos de carências para exames e parto estipulados pela ANS, que valem tanto para empresarial, quanto individual e familiar:
Por serem procedimentos já considerados de média e alta complexidade, a carência é um pouco maior que no caso dos exames.
O tempo de espera para usufruir de uma cirurgia é de 180 dias, e, no caso dos partos (com exceção dos prematuros), 300 dias (independente do tipo de plano).
Esse tipo de atendimento geralmente é solicitado pelo próprio beneficiado pelo plano de saúde. Como as consultas são diferentes das chamadas básicas, e por serem utilizadas com menos frequência, a carência é um pouco maior que a básica. Serviços básicos: pediatria, ginecologia, clínica médica, etc.
Para consultas com psicólogos, a carência é de 14 dias úteis. Nessa classificação, também estão os atendimentos fisioterápicos. A carência para as consultas consideradas básicas é de 7 dias úteis.
Todas as pessoas que contrataram um plano de saúde após 2 de janeiro de 1999 devem cumprir uma carência. Mas, se tiver por interesse mudar para outro tipo de plano é possível pagar/fazer a portabilidade. Isso significa que, mesmo fechando um plano com outra operadora, o cliente não precisará cumprir um novo período de carência.
A nova lei de Portabilidade para planos de saúde entrou em vigor em 03 de junho do ano passado.
A principal mudança é que os beneficiários dos planos empresariais também poderão mudar de plano sem cumprir carência. Mas, além disso, a janela, que são os prazos para fazer as trocas, deixa de existir.
Antes, a isenção da carência só poderia ocorrer entre planos que fossem equivalentes ou que fossem inferiores ao que já estava sendo pago.
Mas, agora, a lei prevê que isso não seja uma obrigatoriedade. Conforme a nova lei, em casos de trocas, o cliente irá pagar carência apenas para serviços extras.
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