O principal motivo para uma empresa investir em um convênio médico para empresas é a garantia do bem-estar e da saúde do trabalhador.
Os convênios oferecem ao colaborador da empresa vantagens específicas por serem parte de uma determinada organização. Entre elas, descontos, formas de pagamento diferenciadas, parcelamento de compras, permitindo que o funcionário tenha maior economia no final do mês
A ANS (Associação Nacional de Saúde Complementar) todos os anos publica um Painel de preços dos planos de saúde, a versão mais recente e de 2019 Não existe algo como uma tabela que informes diretamente todos os preços de plano de saúde empresarial.
Existem variáveis em função de uma serie de parâmetros, como:
No entanto a ANS fez um estudo e separou em grupos os planos empresariais.
O painel de precificação da ANS apresenta estatísticas dos valores comerciais por tipo de contratação e faixa etária.
O tipo de contratação se refere ao tipo de cobertura: o plano de saúde empresarial pode trazer cobertura ambulatorial, hospitalar ou mista.
O plano de saúde com coparticipação pode ser uma alternativa para quem deseja ter serviços médicos, sem pagar muito. Ele é parecido com o plano de saúde tradicional, seja individual ou coletivo. A diferença é que, com coparticipação, o usuário paga, além da mensalidade, por cada serviço utilizado.
Vários procedimentos podem estar inclusos na coparticipação entre os colaboradores e a empresa, tais como:
Hoje a maior parte das empresas opta pela coparticipação por ser um fator moderador, que ajuda a equilibrar a sinistralidade. Isso acontece principalmente nos contratos onde a empresa paga 100% dos planos dos colaboradores.
Desta forma, é possível evitar um uso inadequado do plano na parte ambulatorial. O que pode reduzir a sinistralidade e ajudar a diminuir o reajuste do contrato.
Também vale ressaltar que empresas grandes e com alta rotatividade tem que pagar o resíduo da coparticipação dos beneficiários demitidos. Isso porque existe um tempo entre o uso de um serviço e a cobrança, que pode ser de até três meses.
O reajuste nos planos empresariais é dividido em duas categorias, reajuste para empresas com duas até vinte e nove vidas e empresas acima de trinta vidas.
No plano de Saúde Empresarial o acordo existente entre operadora e empresa contratante prevalece, o reajuste na maior parte dos acordos acontece quando “o valor sofre alterações tendo como base a utilização dos serviços pelos colaboradores”, ou seja, quanto mais os funcionários utilizam o benefício, mais o preço sobe. É o que chamamos de sinistralidade dos planos de saúde.
Além disso, a inflação dos serviços médicos (VCMH) se mantém acima da inflação média, o que faz com que os custos com saúde cresçam de forma expressiva, sobrecarregando o orçamento empresarial.
É bastante comum que as pessoas tenham dúvidas sobre reembolso e fiquem em dúvida do que é vantajoso para si ou para toda a sua família.
Por isso, no momento de contratar um plano de saúde, tenha certeza de que está tomando todos os cuidados cabíveis. O mais indicado é que o contratante acione uma corretora de planos de saúde antes.
Assim, consegue comparar preços e retirar todas as dúvidas com profissionais especializados no assunto.
A Simetria Planos de Saúde é parceira de operadoras reconhecidas no Brasil e na América Latina que oferecem o benefício de reembolso. Entre em contato com a nossa equipe e solicite uma cotação, já com valores de tabelas e serviços atualizados. Ter segurança e domínio sobre o seu convênio faz toda a diferença.
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) já representam uma parte relevante da sociedade. Segundo dados levantados pelo…
A saúde da mulher é um tema que merece destaque em todas as fases da…
Ter um bom plano de saúde é essencial para garantir acesso a serviços médicos de…
Em um mundo onde a saúde é um bem cada vez mais precioso, virou uma…
Tire todas as suas dúvidas sobre a atual onda de covid no Brasil causada por…
A cada 38 minutos um homem morre de câncer de próstata no Brasil, o próximo…