Hoje, dia 09/06, se comemora o dia Nacional da Imunização. Infelizmente, no país tivemos uma queda na cobertura de vacina nos últimos anos.
Antes de mais nada, possuir um cartão de vacinação em dia, é de extrema importância no seu cuidado com a saúde. Uma vez que, por ele é possível controlar quais faltam para completar a sua imunização, e assim, facilitando o controle pessoal e também do governo, que busca erradicar doenças que já possuem vacina.
Ao criar um plano de vacinas desde o nascimento até a fase da adolescência, conseguimos seguir extinguindo qualquer doença que no passado já causou enormes problemas para a população.
Devemos tomar como exemplo a revolta da vacina em 1904, onde mesmo com inúmeras mortes e casos graves, as pessoas se recusavam a tomar a vacina que livraria muita gente do pior. Contudo, existe diferença da nossa sociedade atual e a sociedade de 1904: o acesso ao conhecimento.
Entenda, a queda da imunização pode prejudicar todo um sistema, trazendo de volta inúmeras doenças que já haviam sido praticamente extintas do nosso cotidiano, como a varíola e a poliomielite. Desse modo, saiba que temos um novo inimigo além das doenças que podem voltar em grande escala: Falsas informações.
Nossa atual sociedade, passa por um conturbado momento onde Fake News, notícias sem fontes verdadeiras, atrapalham o fluxo das campanhas vacinais. Como você deve se lembrar, muita gente começou a questionar o funcionamento e a verdadeira função da vacina que foi desenvolvida para amenizar os sintomas que o coronavírus pode causar. Isso mesmo, AMENIZAR!
As vacinas contra a covid-19 não prometem imunização falsa como se tem ouvido nessas fontes questionáveis, a vacina promete proteção aos sintomas graves.
Se informe, procure notícias! Não deixe que qualquer pessoa influencie seu modo de ver o mundo. Aproveite esse dia tão especial para conferir o seu cartão de vacinas no site do ConecteSUS.
Como foi mencionado no texto, as fontes são determinantes para a veracidade das notícias, por isso confira as nossas para produzir esse texto:
https://portal.fiocruz.br/noticia/revolta-da-vacina-2